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8 livros de liderança que todo gestor de Call Center precisa ler

Chegar ao cargo de líder é sem dúvidas uma grande conquista profissional, entretanto com ela vem também grandes desafios. Pensando nisso, listamos 8 livros sobre liderança que todo gestor de Call Center precisa ler.

“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”

Uma frase que você provavelmente já ouviu ou leu quando pequeno, seja em histórias do herói Homem Aranha ou em citações de jornalistas, e que traduz bem a importância de um líder.

Isso porque o papel do líder é fundamental para os resultados de uma organização, pois ele está diretamente ligado ao desempenho da equipe de vendas.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o profissional que deseja se destacar no mercado em 2020 como líder ou gestor, precisa desempenhar 2 importantes habilidades:

  • Gestão de Pessoas e Coordenação.

E é aqui que começamos a ver as grandes responsabilidades de um gestor de call center.

Comportamentos de um bom líder

Um bom líder ou gestor de equipe precisa ser a base que vai ajudar a sua equipe a superar as adversidades da rotina de trabalho.

Nesse ponto, se destacam os comportamentos capazes de agregar valor tanto ao papel do líder quanto ao desempenho dos colaboradores. Entre eles, podemos destacar:

  • Empoderar as pessoas para tomarem decisões
  • Dar feedbacks constantes aos integrantes da equipe
  • Ter sempre em mente o seu propósito como líder
  • Valorizar o erro inédito como aprendizagem
  • Se mostrar disponível para ouvir as pessoas

São características como essas que constroem grandes gestores e, principalmente, verdadeiros líderes que são capazes de mobilizar times para um objetivo em comum.

Como entender e melhorar o seu papel como gestor

“Grandes líderes são também grandes líderes”

Esse velho ditado não poderia ser mais verdadeiro. Afinal, a leitura em si já uma grande fonte de aprendizagem para nós.

Logo, o melhor jeito de aprimorar seu papel de liderança e se tornar um ótimo gestor de equipe, é se alimentar com os conhecimentos e lições de liderança presentes nos livros corretos.

E para te ajudar a se tornar um grande líder, separamos 8 livros de liderança que todo gestor de call center precisa ler.

Confira.

8 livros de liderança que todo gesto de Call Center precisa ler

1 – O Gestor Eficaz, de Peter F. Drucker

Um dos maiores autores de negócios do mundo, Peter F. Drucker traz nessa obra um princípio bem forte e interessante: a eficácia pode ser aprendida.

Dentro dessa ideia, o autor apresenta uma série de caminhos e cases para que você consiga desenvolver colaboradores e, consequentemente, a organização gere mais resultados.

Uma leitura mais do que indicada para quem deseja aprimorar suas habilidades de liderança.

2 – Rápido Devagar, de Daniel Kahneman

A obra de Daniel Kahneman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2002, basicamente duas formas de pensar que nós, seres humanos, temos: uma rápida (reações imediatas, instantâneas) e outra devagar (pensamentos mais estruturados).

Esse livro mostra quando podemos ou não confiar em nossas intuições, a partir de um estudo de quase 40 anos sobre a importância das emoções e intuições em decisões pessoais, profissionais e financeiras.

3 – Não tenha medo de ser chefe, de Bruce Tulgan

Bruce Tulgan, um dos principais especialistas em liderança e gestão no mundo, destaca nesta obra o papel que o líder deve ter, e como ele deve assumir o comando de um time.

Ele aponta como alinhar força e a inteligência para guiar uma equipe aos resultados esperados, independente da situação.

4 – Primeiro os colaboradores, depois os clientes, de Vineet Nayar

Vineet Nayar é um CEO, que em 2005 encontrou a sua empresa em uma situação delicada de queda no mercado.

E nesta obra, ele nos mostra como sua visão inovadora sobre a crise ajudou a empresa a sair do “buraco” para um crescimento triplo da receita em menos de 4 anos.

E tudo começou quando Vineet derrubou por terra a velha máxima de que “o cliente tem sempre razão”.

5 – Virando a própria mesa, de Ricardo Semler

Um livro que traz uma análise da experiência vivida pelo autor, Ricardo Semler, em frente a empresa de caráter familiar, fundada por seu pai.

Lançado em 1988, esta obra rapidamente se tornou um best-seller, provavelmente devido a sua visão futurista de administração de um “garoto” que tirou a empresa da crise e levou o negócio a outro patamar.

6 – Bom chefe, mau chefe, de Robert I. Sutton

Como diz no título da obra, Robert I. Sutton traz uma análise precisa sobre as diferenças entre os melhores e os piores chefes que uma empresa pode ter.

Bastante procurado, essa obra também mostra como você pode se tornar o melhor chefe possível, através de lições e uma visão profunda de comportamentos.

7 – Liderança – A inteligência emocional na formação do líder de sucesso, de Daniel Goleman

Psicólogo PHD formado em Harvard, Daniel Goleman traz em seu best-seller o princípio de que para cargos de liderança, é preciso muito mais do que um QI alto.

Ele destaca, então, a importância que a inteligência emocional tem na rotina de trabalho de um gestor ou líder de equipe. Bem como os tipos de liderança que existem e as habilidades por trás de cada um dos perfis.

Um livro mais do que recomendado para quem exerce a função de liderança no trabalho.

8 – O efeito gatilho, de Marshall Goldsmith

Renomado coach de executivos, Marshall Goldsmith traz nesta obra a fórmula para alcançar o objetivo mais difícil para todo adulto: mudar o seu comportamento pessoal.

Ele ainda explica quais fatores influenciam nas mudanças e alerta para situações, eventos e pessoas que podem causar reações que vão gerar arrependimentos depois.

Uma obra que explica como é possível promover mudanças pessoais através do entendimento e posse do controle de gatilhos pessoais.

Conclusão

Com uma lista de livros como esta, acreditamos que você vai conseguir desenvolver as suas habilidades de liderança do jeito certo.

Aqui você pode encontrar diferentes fontes de conhecimento e variadas técnicas para otimizar a sua gestão de call center.

Mas para gerar resultados significativos para o seu call center, é fundamental alinhar conhecimento à uma infraestrutura de alta qualidade.

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Fontes:

https://blog.runrun.it/lista-37-livros-sobre-lideranca/

https://blog.runrun.it/como-liderar-uma-equipe-em-3-licoes-basicas/

https://www.agendor.com.br/blog/livros-sobre-lideranca/

https://crescimentum.com.br/os-principais-desafios-de-um-lider/

https://blog.runrun.it/lista-37-livros-sobre-lideranca/

https://escolaconquer.com.br/10-livros-sobre-lideranca-que-todo-lider-deve-ler/?gclid=Cj0KCQiAk53-BRD0ARIsAJuNhps6Q-U9qNiIUUrQjbBSmoVCE1WNdcb1bNfDWzgk_zWExAOWNmoLSFQaAvZbEALw_wcB

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